Este tutorial tem como objetivo explicar como instalar o Joomla! 1.0.x de forma simples e rápida.
[ Update]
- Para instalar o Joomla! 1.5.0 siga este Tutorial. ou esta Vídeo-Aula
- NOVO Vídeo-Tutorial, com áudio, explicando Como Instalar o Joomla!
[/Update]
- Os "prints" das telas utilizados no decorrer do tutorial estão em Inglês, o que não atrapalha ou impede que você tenha um bom entendimento;
- A abordagem será para a instalação em ambiente Windows.
Pré-Requisitos
Para iniciar a nossa mini-tarefa são necessários que tenha instalado em seu computador:
* PHP 4.2.x ou superior - http://www.php.net
* MySQL 3.23.x ou superior - http://www.mysql.com
* Apache 1.13.19 ou superior - http://www.apache.org
Se é um usuário inexperiente sugiro que use algum "pacote" que instale os três serviços com apenas alguns cliques. Vamos usar o WampServer neste tutorial.
Para baixar a última versão do Joomla! clique aqui
Pronto, arsenal em mãos vamos ao trabalho.
Preparando o Ambiente
Para instalar o PHP+MYSQL+APACHE execute o arquivo de instalação do WampServer. Não vou entrar em detalhes, pois é uma instalação padrão Windows.
Depois de instalar o WampServer inicie-o.
Menu Iniciar > Programas > WampServer > start WampServer
Deve aparecer uma meia-lua branca, como na figura abaixo, na área de notificação do Windows.

Descompactando o Joomla!
Crie o diretório C:\wamp\www\joomla e descompacte o arquivo do Joomla! dentro dele.
Criando o Banco de Dados
Para a instalação local e usando o WampServer não é preciso criar o banco de dados, pois na definição do Banco durante o procedimento de instalação iremos passar os dados necessários e o próprio Joomla! se encarregará da tarefa.
Obs.: este procedimento não foi testado em outra situação
Iniciando a instalação
Acesse: http://localhost/joomla
Tela 01 – Verificação do Sistema
Na tela abaixo o Joomla! verifica todas as opções de configuração do seu servidor para que ele execute com segurança e corretamente, e ainda as permissões dos diretórios.

Algumas exceções podem ocorrer. Ex.: DISPLAY ERROS e REGISTER GLOBALS ficaram em vermelho. Isso não vai causar impacto na instalação e uso do Joomla!. Mas o Register_Globals = ON deixa seu site inseguro.
Resumindo tudo deve estar “verde”.
Tela 02 – Licença do Joomla!
Leia com atenção


Tela 03 – Configurando o Acesso ao MySQL
Informe os dados solicitados para que o instalador do Joomla! crie o banco de dados e suas tabelas.

As informações são:
Nome do Host – nome ou endereço do servidor. Como estamos fazendo tudo localmente, por padrão usamos localhost.
Usuário MySQL – nome do usuário com permissão de acesso ao banco. O usuário padrão e com acesso irrestrito do MySQL instalado a partir do WampServer é o root.
Senha do MySQL – senha do usuário adicionado no campo acima. Para o usuário root a senha definida é ‘’, ou seja, deixe o campo vazio, em branco.
Nome do Banco de Dados – criaremos o banco de dados com o nome j109.
Prefixo das tabelas – são importantes para diferenciar as tabelas do Joomla! de outras caso coexistam no mesmo banco. Por padrão usaremos o já definido pelo instalador, jmg_.
As opções acima são todas obrigatórias, caso alguma delas não seja preenchida ou esteja preenchida incorretamente o Joomla! não prosseguirá com a instalação. Portanto tenha atenção!
Mas além dos dados obrigatórios ainda temos três opcionais:
1 – Apagar tabelas existentes – usado para excluir tabelas existentes no banco de dados que será usado pelo Joomla!. Não é o nosso caso, nosso banco está novo.
2 – BackUp de tabelas antigas – usado para gerar backup das tabelas, caso existam. Ao usar esta opção as tabelas antigas ganham o prefixo bkp_ antes dos nomes para diferenciá-las das novas tabelas.
3 – Instalar dados de exemplo – usado para povoar as tabelas do seu banco de dados. Como, provavelmente, esta é a sua primeira instalação, aconselho que instale os dados de exemplo para ter uma visão melhor do sistema.
Após preencher e prosseguir será apresentada uma caixa de confirmação. Clique no botão OK! Se tudo estiver certo iremos para a página seguinte, caso contrário você terá que preencher novamente os dados.
Tela 04 – Nome do Site
Digite o um nome para o seu site. Vamos chamá-lo de... hum


Se tem um nome melhor, fique a vontade, afinal o site é seu.

Tela 05 – Url, Caminho, Email, Permissões
Estamos quase terminando o processo de instalação e esta é uma das partes críticas, pois alguns dados não podem ser alterados e outros não podem devem ser esquecidos.

Url - É o endereço do seu site. Lembre-se que se na tela 3 você usou o nome do host como localhost aqui também deverá ficar localhost. O mesmo vale para instalação web. Se ao iniciar a instalação vc acessou sem o www, toda a administração do site deverá ser acessada sem o www, caso contrário ocorrerá erros. Isso pode ser mudado? Sim, mas são cenas dos próximos capítulos.
Path - É o endereço físico do site no servidor. Não altere, a não ser que queira viver perigosamente!
YourE-mail - Digite o seu endereço de e-mail. É pra ele que serão enviadas informações como, por exemplo, recuperação de senha.
Admin Password - Digite a senha do administrador do Joomla!. Bom, o administrador geral do Joomla!, por padrão chama-se admin e é acessado pela senha definida nesta opção. Vamos definí-la como: admin.
Quanto às permissões dos arquivos e diretórios (file permissions / directory permissions) não é preciso alterar, pelo menos para o tipo de instalação descrita neste tutorial.
Tela 06 - Parabéns
Se seguiu os passos descritos acima certamente uma tela conforme a demonstrada abaixo irá aparecer para você.

Agora basta remover o diretório C:\wamp\www\joomla\installation.
Para acessar o site: http://localhost/joomla
Administração do site: http://localhost/joomla/administrator
Dúvidas? - Acesse o fórum oficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário