Ultimas Postagens

Slider

Slider 2

Slider 3

Teste Menu 4

Teste Menu 5

24 de junho de 2013

Instalando e configurando o Wamp Server

A instalação do Wamp é super simples e ele já vem com tudo configurado e integrado, Apache, PHP e MySQL. Ainda acompanha o phpmyadmin, utilitário escrito em PHP para administrar facilmente seus bancos de dados MySQL. Tudo isso agregado a uma interface simples que fica na bandeja do sistema, a qual você tem acesso rápido aos principais recursos do servidor, como mostra a imagem abaixo.
Para começar, baixe a versão mais atual do Wamp no seu site,http://www.wampserver.com/en/.

1) Execute o instalador (como administrador, se usa Windows Vista ou Seven), avance e aceite os termos de uso do software. Ao aparecer o diretório de instalação, é importante que você instale na raiz do sistema, no geral C:\wamp. Isso pode evitar alguns problemas futuros com o Windows Vista ou Seven. Avance e termine a instalação.
2) Talvez o Wamp detecte o firefox instalado no seu PC (aconteceu aqui) e sugira que você o use como browser padrão para executar seus serviços. Fique à vontade para aceitar isso ou não.
3) Ele irá perguntar qual o servidor SMTP e o endereço de email que você quer usar quando for utilizar a função mail() do PHP. Pode deixar os valores padrões se quiser, não tem problema.
4) Com a instalação concluída, marque a caixa “Launch Wamp Server2 now” ou equivalente para iniciar os serviços.
Pronto, tudo instalado. Veja se o ícone do Wamp instalado na bandeja do sistema mostra o servidor como online. E para tirar a prova real, tente acessar http://localhost/ ouhttp://127.0.0.1/ e veja se uma tela do Wamp aparece.
Funcionou? Ótimo! Mas veja que no meu caso o servidor ficou offline, e eu não consegui acessar o servidor local pelos links acima.
Vamos seguir esses passos para resolver o problema:
1) Primeiro, vamos checar se o Apache e o MySQL estão liberados pelo firewall do Windows, acessando Iniciar > Painel de Controle > Central de Segurança > Firewall do Windows (menu esquerdo) > Permitir um programa pelo firewall do Windows (menu esquerdo). No meu caso, os dois serviços estão liberados na listal. Se não estiverem no seu, adicione-os. Se não consegui localizar os executáveis do Apache e MySQL, talvez esse seja o caminho:
Apache: C:\wamp\bin\apache\Apache2.2.11\bin\httpd.exe
MySQL: C:\wamp\bin\mysql\mysql5.1.36\bin\mysql.exe
Aplique as permissões, reinicie o computador e tente iniciar o Wampp e acessar o servidor local novamente.
2) Ainda não funciona? Então é possível (foi o meu caso e o da maioria) que esteja havendo um conflito entre o Apache e o serviço do IIS. Normalmente o IIS vem configurado para acessar a porta 80, e o Apache também. Como o ISS já estava acessando essa porta antes de nós instalarmos o Apache, ele tenta se conectar mas não consegue, e deixa nosso servidor fora do ar.
Há dois caminhos possíveis para resolver isso: parar o serviço do IIS no Windows (de forma temporário ou definitiva) ou mudar a porta padrão do Apache para outra (8080, por exemplo).
2.1) Mudando a porta do Apache: Através da interface do Wamp, acesse o arquivo de configuração do Apache, o httpd.conf. Abra-o e localize as linhas “Listen 80″ e “ServerName localhost:80″. Substitua o “80″ por “8080″ nas duas linhas, salve o arquivo e reinicie o servidor (“Restart All Services”, no menu do Wamp).
Vá ao menu do Wamp e clique em “Put Online”. Tente acessar os endereços “http://localhost:8080/” e “http://localhost:8080/phpmyadmin/”. A primeira página deve exibir informações do Wamp Server, e a segunda a interface do phpmyadmin. Se você conseguir visualizá-las, deu tudo certo. O Apache está rodando sem conflitos externos.
Dessa maneira, você só irá poder acessar o endereço local especificando a porta 8080 no final da url. Ao clicar em LocalHost ou PhpMyAdmin pelo menu do Wamp, as páginas não irão ser exibidas, pois ele não adiciona “:8080″ no final da url de endereço. Se quiser que tudo funcione de maneira integrada e que o Apache rode usando sua porta 80 por padrão, esqueça esses passos e vamos parar o serviço do IIS.
2.2) Parando o serviço do IIS: Primeiro vamos checar que o IIS está mesmo usando a porta 80. No meu no Wamp, navegue para Apache > Services > Test port 80. Deve aparecer a tela ao lado, confirmando a suspeita.
Vá em Iniciar e pesquise por services.msc, ou, se preferir, Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços. Localize o Serviço de Publicação da World Wide Web na lista, clique com o botão direito nele e pare-o. Se quiser, clique em Propriedades e mude seu Tipo de Inicialização para Desativado. Assim, o serviço não voltará a atividade e a porta estará sempre livre para o Apache (optei por essa opção).
Certifique-se que as linhas “Listen 80″ e “Servername localhost:80″ estejam exatamente assim no arquivo httpd.conf (arquivo de configuração do Apache), e não com 8080. Cheque novamente a porta usando o utilitário no menu do Wamp, que agora deve confirmar que a porta 80 está sendo usada pelo Apache.
Reinicie o computador (em se tratando de Windows, é sempre recomendável). A essa altura tudo deve estar funcionando. Eu testei os dois passos várias vezes e cada um deles serviu para resolver o problema de conflito entre o Apache e o IIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por: Mais Template - Designed By